LinkedInInstagramFacebook

Boas vindas a minha caixa!

Esse é meu portfólio! Descontraído, detalhado e cheio de contação de histórias. Uma seleção das coisas mais importantes que andei fazendo!

Minha primeira experiência na busca de me profissionalizar começou com quinze anos em um curso do SENAC! Aprendi a fazer manutenção em microcomputadores e estruturar redes locais (uso até hoje esse aprendizado de 2009). 

Em 2013 comecei a cursar Design Gráfico na Unifafibe Bebedouro, tecnólogo de dois anos. No segundo ano eu já tinha alguns clientes e uma coragem danada de sair desbravando o mercado. Desse período saíram trabalhos interessantes que até hoje carrego no portfólio e se quiser conferir, é só clicar aqui para ir até a página que eu te conto mais.

Em 2016, já morando em outro estado resolvi ingressar no ensino público, estudei 6 quadrimestres na Universidade Federal do Sul da Bahia o Bacharelado Interdisciplinar em Artes, dessa laranja espremida também saíram trabalhos legais que gosto de compartilhar e se quiser ver, é só clicar aqui.

Não te contei que nesse ímpeto de começar a trabalhar logo eu deixei duas matérias para trás na faculdade e acabei pegando meu diploma só agora em 2024, brasileiro não desiste fácil assim. O próximo passo é cursar um Mestrado na área iniciando em 2025.

Confesso que os trabalhos manuais desse setor sempre me cativaram muito. É cansativo, é estressante, sujo e fedorento às vezes mas personalizar materiais sem identidade em algo capaz de transmitir a mensagem de alguém ou alguma empresa pelas nossas próprias mãos e da equipe é recompensador.

Meu primeiro estágio obrigatório da faculdade foi na Criart's em Bebedouro, empresa tradicional no ramo de comunicação visual em Bebedouro. Foi meu primeiro contato com manipulação de películas adesivas, aplicação etc e também minhas primeiras criações de design. Não carrego muitas imagens que criei nessa época mas gosto de citar pela paixão por adesivação que nasceu ali.

Quando me mudei para Bahia em 2016 conheci a Universo Soluções, recém saído da faculdade e com muita vontade de aprender assumi um dos quatro lugares ocupados por profissionais de design e atendia diretamente os clientes e montava os layouts que seriam impressos e produzidos em outro setor. Foi a experiência que mais me enriqueceu acerca do atendimento ao cliente e gestão de expectativa para desenvolvimento de criações dos mais variados nichos, nessa época também não carreguei muitas imagens, só muito aprendizado.

Ainda na mesma cidade em 2016, logo depois de sair da Universo, entrei para o universo do marketing político trabalhando na Ampla Comunicação no desenvolvimento da campanha a prefeito de um candidato a prefeitura de Porto Seguro, Bahia. Gerenciei toda a parte visual junto ao candidato e vice e botei a mão na massa em diversos momentos aplicando boa parte dos materiais que desenvolvíamos no backoffice e essa experiência se repetiu na eleição de 2020 sem o intermédio da empresa Ampla e em um contexto de pandemia, o que foi ainda mais desafiador.

Em 2018, pouco depois de sair da Ampla, juntei um amigo que transformei em sócio e um investidor "dinossauro" de gráfica na cidade e montamos a MarK Comunicação, uma empresa em uma avenida importante do centro de Porto Seguro, Bahia. Compramos uma dessas impressoras enormes, alguns materiais de produção, meu notebook e muita energia pra virar algumas madrugadas. Tivemos uma jornada curta com a MarK mas ali entendi muito melhor onde o calo aperta sobre gestão, aquisição e outros fatores importantes da vida empresarial.


Literalmente, meu primeiro contato com agências e startups foi ainda em Porto Seguro quando conheci a md1, agência de marketing hoteleiro e sistemas de gerenciamento de reservas e com essa experiência gerenciamos contas de empreendimentos que variavam desde pousadas peculiares e rústicas até resorts milionários de alto padrão. Tive a primeira experiência com um sistema disruptivo sendo desenvolvido com nosso time e a md1 receber aporte financeiro para desenvolvimento do software próprio que hoje está operacional e em plena expansão. Também aprendi muito sobre design e mídias sociais nessa época pois ficava sob minha responsabilidade a avaliação e aperfeiçoamento de todo o design digital desenvolvido para os clientes. Se quiser conferir alguns dos criativos desenvolvidos é só clicar aqui 

Logo na sequência conheci a Yasmin Melo, literalmente uma gigante do consignado, com anos de experiência no setor de crédito consignado ela estava a frente do marketing, gestão e vendas da startup Phyllon que na época se lancçou como uma aceleradora de negócios. A sensação mais gratificante dessa época foi participar de dois lados da moeda, desenvolver todo o trabalho de endomarketing e usufruir dele também além de ter explorado bastante usar minha "cara no jogo", gravando conteúdos e lançando quadros muito bem recebidos pelo público.

Logo que Yasmin saiu desse projeto eu e a antiga equipe grudamos nela e fomos para São Paulo desenvolver praticamente do zero (partindo de uma ideia muito boa e uma player forte) a seo crédito, startup de crédito. Uma das fases mais cansativas da minha vida mas sem dúvida a que mais ensinou. Tivemos trabalho até dizer chega e aquele friozinho na barriga de participar da criação e nos envolvermos completamente na idealização e execução do projeto.

Parecia que mesmo depois de um período cansativo ainda tinha uma energia pra agregar nessa realidade e por isso, quando conheci a Cannabiz Group, voltei pro mundo das startups. A Cannabiz é uma holding que promove alívio e bem estar para pacientes de cannabis medicinal conectando médicos prescritores e marcas com qualidade garantida, além de informação e muita network. Você pode conferir alguns trabalhos que desenvolvi atuando como designer na equipe de marketing clicando aqui. Viajei para a primeira edição da Expo Cannabis do Brasil, fui acolhido como paciente e hoje trabalho com o atendimento dos associados da Abrapango, associação vinculada à Cannabiz.

Sofrimento pouco é bobagem então mantenho cativos no meu portfólio, projetos que hoje ainda sugam mais meu dinheiro do que me dão alguma condição de vida, mas faço boa parte dessas coisas por amor ao que os projetos se propõem a fazer

apelidado carinhosamente de apenas "estampa", é um marketplace de itens de decoração e para casa em geral focado na experiência do usuário e de itens limitados e exclusivos provocando esse senso de autoridade do projeto acerca de uma espécie de curadoria de itens categorizados conforme tendências, paletas, mood, etc


A música está sempre por aqui comigo, me acompanhando e a materialização disso é o Projeto Ladera, me juntei com mais dois músicos que por coincidência também cultivamos uma amizade longínqua e montamos esse projeto que se propõe a ser um selo independente de músicos e musicistas ou bandas que vejam em um selo grunge, rock e indie de fácil acesso uma vantagem, contrapartida de grandes gravadoras que afastam muitos profissionais do cenário por exigirem números irreais.


A poesia é outra companheira de vida e de andanças! O Cartatu começou como uma página onde eu desaguava alguns dos textos que escrevo desde 2010. O projeto foi tomando forma e sendo lapidado e hoje é algo como uma confraria de ideias tristes. Reunimos escritores e escritoras desconhecidos(as) e facilito o caminho para desaguar essas poesias ao mundo, sejam um lambe lambe anônimo pela cidade, um sticker ou quem sabe um livro mesmo, desses que usavam os neandertais! O meu próprio movimento me inspirou a publicar meu primeiro livro que propõe uma experiência literária quase terapêutica cheia de rasgos, fogo, enterros e seres desnudos (nesse caso: o leitor ao espelho!) - previsto para agosto/24.

Uma década de design deu pra juntar muitas ideias, projetos, empresas e iniciativas. Apesar das batalhas que um designer freelancer enfrenta, essa multiplicidade de possibilidades de atendimento valem a jornada quase sempre!

Clica aqui para ver a página completa com os trabalhos que acho mais importante te mostrar.